Especial | Boletim do Patrocinador | Certeza da Vitória

Especial

Igreja
1 de setembro de 2020
Ásia / África
1 de setembro de 2020
Exibir tudo

Divertida, instrutiva, colorida e abençoada

Revista Turminha da Graça completa 15 anos levando o melhor conteúdo ao público infanto-juvenil

Educar, edificar, formar o caráter, divertir, instruir para a vida, transmitir valores, fortalecer a família e incentivar a fé. Tudo isso e muito mais tem sido, há 15 anos, a missão da revista Turminha da Graça, publicação produzida e distribuída pela Graça Kids, ligada à Igreja Internacional da Graça de Deus (IIGD). Estrelada por uma divertida turma de amigos – Flora, Binho, Caio, Zequinha, Aninha, Likinha e a cadela Belinha, além do Midinho –, a revista leva cores e conteúdos de qualidade ao dia a dia de crianças e pré-adolescentes. O público da revista é diversificado, desde os chamados pré-leitores (a partir de um ano e meio de idade) até a galerinha às portas da puberdade. Perante todos eles, a Turminha da Graçacumpre um importante papel no Reino de Deus: de maneira lúdica, “ensina a criança no caminho em que deve andar”. 

São os meninos e as meninas na faixa de 8 e 9 anos que constituem a maior fatia de leitores dos aproximadamente 80 mil exemplares impressos mensalmente. E fazer a revista não é brincadeira – precisa-se de intenso trabalho, muita dedicação e elevado critério na escolha das historinhas e abordagens. “O diferencial da Turminha da Graça é ser abrangente. Nossa intenção é apresentar vários assuntos para as crianças, a fim de que germine nelas a curiosidade de se aprofundar nos temas”, explica o supervisor Max Paulo Rodrigues de Carvalho. Questões como espiritualidade, solidariedade e fé, bem como cidadania, saúde, heróis bíblicos e personagens históricos, orientação profissional, ciência, dicas de saúde, passatempos, atividades educativas estão na revista. Tanta coisa reunida a cada mês demanda o trabalho de profissionais qualificados e apaixonados pelo que fazem. “Atualmente, temos cinco profissionais de alto nível diretamente envolvidos no processo de ilustração: Claudio Jorge, Morvan Neto, Rafael Barsottelli, Samuel Barsottelli e Eric Codo. Sou grato a Deus por ter uma equipe com tantos talentos reunidos”.

O editor Diego Fraguas, na Redação de Turminha da Graça: “Tudo precisa ser atual e atrativo, respeitando a criança” Foto: Rodrigo Di Castro

Unir capacidade técnica e respeito aos princípios cristãos é uma prioridade na revista. Profissional com 22 anos de experiência em design e publicidade, Max explica que a escolha e pesquisa de conteúdos, geralmente, surgem de conversas entre ele e o editor da Turminha da Graça, Diego Fraguas. Graduado em Pedagogia e com longa carreira na área de publicações, Fraguas concorda com o colega no sentido de que selecionar mensalmente os assuntos da publicação é algo, “no mínimo, desafiador”: “Tudo precisa ser atual e atrativo ao público”. Na análise do que será publicado, contamos com a colaboração da jornalista responsável, Christiane Postigo, e do Pr. Eber Cocareli, conselheiro editorial da publicação. “Ele analisa a questão teológica, para que o conteúdo bíblico seja explanado da maneira correta e adequada à doutrina da Igreja da Graça”.

Para o supervisor Max Carvalho, a receptividade do público mostra o sucesso da publicação: “Até escolas utilizam a revista” Foto: Rodrigo Di Castro

GOSTO PELA LEITURA

A Turminha da Graça nasceu como uma publicação infantil da Graça Editorial em setembro de 2005. O intuito era resgatar, nas crianças, valores que, com o decorrer do tempo, estavam sendo esquecidos, como o respeito aos mais velhos, o amor ao próximo, o cuidado com a natureza, a prática de esportes e a importância da família, dentre outros. Com a enorme aceitação do público (tanto dos pequenos como seus responsáveis, além de pastores, membros da Igreja etc.), a revista cresceu e se diversificou. Atualmente, ela possui uma linha de produtos que inclui livro para colorir, jogo da memória, Bíblias, livros de histórias bíblicas e a coleção de DVDs de animação, além dos personagens, interpretados por atores, em programações educativas e culturais. 

Um dos destaques da revista, sem dúvida, é a seção de histórias em quadrinhos. Com alto padrão artístico e argumentos inteligentes, ela fica no nível das melhores publicações do gênero. “Procuramos definir assuntos contextualizados à infância, com doses extras de imaginação. O objetivo é que, por meio da linguagem dos quadrinhos, a criança adquira o gosto pela leitura, um hábito fundamental para a vida”, destaca Diego. Nas aventuras da Turminha, a criança se identifica com os personagens que expressam sentimentos, como dúvidas, inseguranças e descobertas típicas dessa idade. Muitas vezes, surgem temas mais sérios: preconceito social, discriminação étnica e bullying. “Já tivemos de abordar assuntos delicados, como abusos e doenças graves. Sem o devido cuidado, poderíamos afastar os pais e os pequenos leitores – por isso, a abordagem de cada material precisa ser atraente, sempre respeitando as crianças”, continua o editor. 

A julgar pelo retorno dos pequenos, a revista tem sido uma bênção. De acordo com Max, a receptividade é extremamente positiva. “Recebemos e-mails, telefonemas ou visitas ao setor, pelos quais ouvimos muitos elogios. Prova disso é o constante fluxo de mensagens solicitando a inclusão de fotos e desenhos feitos pelos leitores”. Isso mesmo – a revista tem uma galeria, a seção Mural, para estimular a criatividade de novos talentos. Os pôsteres, CDs e outros itens encartados também são aguardados com enorme interesse. Para o supervisor, a apresentação da publicação é importante: “Há relatos de escolas utilizando a revista como material de apoio, além de classes de escolas bíblicas infantis dentro e fora do país”. O tempo médio entre as primeiras discussões de pautas e as alterações e adequações do material é de três a quatro semanas. Naturalmente, o lado espiritual é levado a sério. A devoção sempre fez parte do setor, e a equipe realiza uma pequena reunião de oração diária. “Sem a orientação divina, de nada vale nosso trabalho”, encerra. 


1 Comment

  1. Marcelo disse:

    Parabéns a todos essa equipe que conheço alguns que tive a honra de trabalha juntos muito talento Max Samuca e Rafa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *