Na Escola do Espírito Santo – 12

Teste – 11
1 de maio de 2020
Especial
1 de junho de 2020
Exibir tudo

OS DEZ MANDAMENTOS

 

Por intermédio de Moisés, o Senhor começou a educar os israelitas sobre a importância de serem diferentes das outras nações, a fim de que ficassem livres das opressões do diabo. Ao longo da Bíblia, vemos o carinho de Deus para com eles; porém, sem terem nascido de novo, não conseguiam ficar distante das ofertas do inimigo. Isso nos ensina que também temos de buscar o entendimento bíblico para vencermos firmes na fé. Não há mágica, só se agrada a Deus com fé (Hb 11.6). Examinemos os Dez Mandamentos de modo resumido e bem direto.

1 – TER SOMENTE UM DEUS: Não terás outros deuses diante de mim (Êx 20.3). A verdade é que deuses não existem. Todos os que se nomeiam como tais não passam de maus espíritos que enganam o povo. Se o cristão enaltece qualquer irmão como alguém que irá abençoá-lo, teme as ameaças do diabo ou não tem fé para resistir ao mal, está colocando “deuses” diante do único e verdadeiro Deus.

2 – NÃO PRATICAR A IDOLATRIA: Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a maldade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem e faço misericórdia em milhares aos que me amam e guardam os meus mandamentos (Êx 20.4-6). Fere esse mandamento quem transforma em ídolos pessoas que, por alguma razão, são consideradas “santas” e faz pedidos a objetos, imagens e estátuas, reverenciando-os.

3 – NÃO TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO: Não tomarás o nome do SENHOR, teu Deus, em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão (Êx 20.7). Isso acontece quando, diante de um problema, alguém garante que o Nome de Jesus operará o milagre de que a pessoa precisa. Ora, só podemos realizar aquilo que virmos o Pai fazer, conforme Jesus declarou (Jo 5.19,30). Medite na parte da Palavra que saltar aos seus olhos. Assim, você receberá a fé.

4 – TER UM DIA DE REPOUSO: Lembra-te do dia do sábado, para o santificar (Êx 20.8). O homem precisa descansar um dia por semana, para cumprir bem os seus compromissos e também a obra que lhe foi destinada. Hoje, seguimos a decisão dos primeiros discípulos: guardar o domingo, pois, nesse dia, Jesus ressuscitou (Mc 16.9; At 20.7; 1 Co 16.2).

5 – HONRAR PAI E MÃE: Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá (Êx 20.12). Esse é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6.2). Não importa a idade de seus pais, se têm diploma universitário ou se são pobres ou ricos: eles precisam ser honrados.

6 – NÃO MATAR: Não matarás (Êx 20.13). Nessa ordenança, também inclui aquele que não ama o seu irmão: Qualquer que aborrece a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem permanente nele a vida eterna (1 Jo 3.15). Muitos são mortos pelo sentimento que guardam de uma má ação dos que servem a Deus, e esses homicidas são tão culpados quanto os que usaram qualquer meio para destruir uma vida. 

7 – NÃO ADULTERAR: Não adulterarás (Êx 20.14). A nossa sociedade tem desprezado essa ordem celestial e até debochado dela. Mas os que a transgridem devem se preparar, porque haverão de sofrer. No Juízo, o indivíduo contará com a ira de quem foi traído: O que adultera com uma mulher é falto de entendimento; destrói a sua alma o que tal faz. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará. Porque furioso é o ciúme do marido; e de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Nenhum resgate aceitará, nem consentirá, ainda que multipliques os presentes (Pv 6.32-35). É triste ver muitos na infidelidade e constatar que a maioria adultera várias vezes ao dia. Ora, Jesus disse: Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela(Mt 5.28). O contrário também é adultério!

8 – NÃO FURTAR: Não furtarás (Êx 20.15). O ladrão furta ou rouba. No roubo, faz-se uso da violência para se apoderar do bem alheio, como um relógio, carro etc. No furto, ele apodera-se das coisas dos outros sem usar a força, como fazia Judas Iscariotes, um dos discípulos do Mestre: Ora, ele disse isso não pelo cuidado que tivesse dos pobres, mas porque era ladrão, e tinha a bolsa, e tirava o que ali se lançava (Jo 12.6). 

9 – NÃO DAR FALSO TESTEMUNHO: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo (Êx 20.16). Esse pecado ocorre quando a pessoa mente ou omite a verdade, esquivando-se de responder. Para isso, ela diz que não se lembra ou não viu direito. Os que aceitaram Jesus como Salvador sabem que as experiências que tiveram com Ele e as que terão os tornam Suas testemunhas, verdadeiras cartas vivas do Senhor para quem ainda não O conhece (2 Co 3.3). Por isso, é de grande importância que você aprenda o que Deus tem para a sua vida e busque receber isso com todo o seu coração. Depois, você verá o quanto foi bom testemunhar sobre Cristo. 

10 – NÃO COBIÇAR: Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo (Êx 20.17). Esse mandamento tem sido um dos mais desrespeitados. Parece que o homem nunca está satisfeito com o que Deus lhe dá. Então, começa a cobiçar o que é do outro: o cônjuge alheio, os que trabalham para o próximo e os bens dessa pessoa. O resultado tem sido triste e desastroso. Acabe, rei de Israel, atentou para a vinha de Nabote, pelo fato de ela se encontrar junto ao seu palácio, e a quis para si. Ele propôs comprá-la ou trocá-la por outra. Como Nabote não aceitou vendê-la, Acabe ficou triste como um menino mimado, e Jezabel, sua mulher, mandou que o vizinho “insolente” fosse apedrejado. Tal ato selou a morte do rei e da sua esposa de modo cruel. 

Caro leitor, sempre obedeça à Palavra do Senhor em qualquer situação, fazendo tudo conforme Ele o instruir. No final, você verá como é bom ser um servo fiel! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *